Prefácio ao livro do II Encontro Internacional Leon Trótski (agosto de 2023)

(CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LIVRO)

 

PREFÁCIO

Por Icaro Rossignoli, Marcio Lauria Monteiro, Morgana M. Romão e Renato Fernandes – junho de 2024 [1]

No ano em que se completaram oitenta anos da morte de Leon Trótski e oitenta e dois da fundação da Quarta Internacional, uma pandemia com dramáticos desdobramentos ao redor mundo impossibilitou a realização do que seria o II Encontro Internacional Leon Trótski, originalmente previsto para ocorrer em São Paulo, em agosto de 2020.

A primeira edição do evento, ocorrida em Cuba, em maio de 2019, por iniciativa de Frank Hernandez García, registrou um feito histórico ao congregar militantes, trabalhadores formais e informais, sindicalistas e estudantes, adeptos ou não do trotskismo, em um país no qual ainda sobrevivem importantes conquistas da única revolução social anticapitalista vitoriosa da América Latina, mas que ainda assenta no poder uma burocracia equivalente àquela que Trótski empenhou tantas energias em combater em prol do socialismo e da revolução internacional. Independentemente de qualquer avaliação sobre Cuba, se ela é socialista, capitalista de Estado ou um Estado Operário Degenerado, a importância desse feito é inestimável na história do trotskismo internacional, e digna de continuidade.

Durante o evento em Cuba, foi formado o Comitê Organizador “Mário Pedrosa” com a tarefa de organizar o II Encontro, composto pelos brasileiros que estavam no evento e batizado em homenagem a um dos pioneiros do trotskismo no Brasil. Com a suspensão do evento devido à pandemia, o Comitê organizou dois eventos online, em agosto de 2020 e de 2021, com o título Trótski em Permanência, ambos com caráter internacional. Enquanto o evento de 2020 foi mais modesto, o de 2021 contou com Mesas Redondas de convidados e dezenas de comunicações apresentadas em Simpósios Temáticos, o que culminou na publicação de um livro homônimo com seus trabalhos. Ao longo desse tempo, o Comitê mudou de composição, com saída e entrada de membros, mas sempre manteve um caráter politicamente diverso, com militantes de diferentes organizações e também intelectuais independentes.

Hoje estamos cinco anos adiante de nosso primeiro encontro, mas celebrando com este livro a realização do II Encontro Internacional Leon Trótski, ocorrido presencialmente em São Paulo (na PUC-SP e USP) e online (via YouTube e Facebook) entre 21 e 26 de agosto de 2023. A união de forças situadas em localidades tão diversas e distantes fizeram acontecer esse evento internacional de forma híbrida, superando as dificuldades da escassez de recursos por meio de muito empenho e solidariedade que o Comitê Organizador “Mário Pedrosa” depositou nesse projeto coletivo.

O evento contou com 5 Mesas Redondas presenciais, totalizando 21 falas, e com 13 Simpósios Temáticos online, totalizando 57 falas, ao longo de 5 dias de evento. As Mesas Redondas foram compostas por militantes e intelectuais convidados e abordaram os temas “A situação de Cuba hoje e o legado do trotskismo cubano” (Abertura), “A Revolução Alemã de 1923 e seu papel na formação do trotskismo”, “As tarefas do trotskismo no Brasil de hoje”, “Um panorama do trotskismo ao redor do mundo”, “Uma homenagem a Mário Pedrosa e aos primeiros trotskistas brasileiros” e, compondo o encerramento, houve a apresentação de livros recém-publicados. Por sua vez, os vários Simpósios Temáticos foram compostos de comunicações enviadas por pessoas de vários países e organizações.

Tudo isso resultou em várias horas de transmissão ao vivo (disponíveis no canal de YouTube do evento) e nos 36 textos deste livro, no qual todos os participantes do encontro foram convidados a publicar. [2] Fizeram-se presentes dezenas de organizações políticas, dispostas sem predileções pessoais de nenhum de nós, e discutiram-se os temas mais candentes da luta de classes no Brasil e no mundo, bem como aspectos diversos da história e legado do trotskismo e da União Soviética. Essas discussões levantaram diversos questionamentos à atuação das organizações de esquerda mundo afora e contribuíram para revelar o sentido atual das controvérsias teóricas e práticas que sempre marcaram a agitada história do trotskismo.

Frente a um mundo que é palco de catástrofes climáticas, de ascensões cada vez mais meteóricas da extrema direita e de uma ampliação sem precedentes da miséria e da opressão, a (re)construção de uma alternativa revolucionária pelas mãos da classe trabalhadora é uma tarefa de primeira ordem, e o legado de Trótski nos proporciona um valioso instrumental teórico e programático na construção dessa alternativa. Se o capitalismo não for destruído em proveito de uma democracia de fato socializada, a humanidade agonizará até finalmente perecer. A tônica “socialismo ou barbárie” jamais se mostrou tão atual.

Na trilha desse percurso, conhecer organizações, confrontar programas políticos, discutir formas de atuação e analisar a história do movimento comunista internacional, com uma especial atenção aos seus erros, acertos e contradições, são passos imprescindíveis. Acreditamos que o II Encontro Leon Trótski foi capaz de contribuir em todos esses aspectos.

Tendo encerrado nossas atividades após cinco anos de muitas reuniões, três eventos e dois livros, o Comitê Organizador “Mário Pedrosa” encara ter realizado não só aquilo que havia se proposto originalmente em Cuba, em 2019, mas muito mais. E é com grande alegria que saudamos a organização de um III Encontro Internacional para outubro de 2024, em Buenos Aires, na Argentina. Que venham muitos outros!

Viva Leon Trótski!
Viva o socialismo revolucionário!

 

N.B.: Ao longo deste livro o nome de Trótski aparece grafado de diferentes formas
(Trótski, Trotsky, Trotski etc.). Optamos por preservar a grafia escolhida por cada
autor, ao invés de impor uma padronização, pois as múltiplas formas de grafia
não atrapalham a compreensão e não há, de fato, um padrão reconhecido e bem
estabelecido, por mais que haja normas de transliteração (as quais, diga-se de
passagem, se forem seguidas, levam a uma grafia bastante incomum para o leitor
brasileiro).

 

NOTAS

[1] Membros do Comitê Organizador “Mário Pedrosa”, que realizaram a organização
deste livro em nome do Comitê. Icaro Rossignoli é mestre em História Social pelo
PPGH UFF e professor de História nas redes municipais de Maricá (RJ) e Rio de
Janeiro (RJ). Marcio Lauria Monteiro é Doutor em História Social pelo PPGH
UFF e professor e pesquisador no IFBA de Porto Seguro. Morgana M. Romão é
mestranda em História Social pelo PPGH UFF. Os três são membros do Grupo de
Estudos e Pesquisas sobre Trótski / Trotskismo e a Historiografia (GEPTH), uma
das instituições apoiadoras do II Encontro. Renato Fernandes é Doutor em Ciência
Política pela Unicamp e professor de Ciências Políticas e Econômicas na FATEC
Sumaré (SP), e membro do Laboratório de Pensamento Político da Unicamp. Além
de pesquisadores e parte da organização do evento, todos são militantes trotskistas.

[2] Como nem todos os participantes enviaram os textos de suas apresentações, nós agrupamos os textos recebidos sem necessariamente seguirmos a composição das Mesas Redondas e Simpósios Temáticos aos montarmos as seções deste livro.