Trótski em Permanência: uma homenagem nos 80 anos de sua morte
Evento online, agosto de 2020
Aos 80 anos do assassinato covarde de Leon Trótski por um agente do stalinismo e a fim de recuperar e reafirmar o legado do revolucionário russo, o Comitê Mário Pedrosa, que organiza o II Encontro Internacional Leon Trótski – São Paulo, Brasil (adiado para agosto de 2021), realizou o evento on-line Trótski em permanência: uma homenagem nos 80 anos de sua morte, nos dias 17, 18 e 19 de agosto. Assista as gravações abaixo:
MESA 1 – Trótski, a URSS e o stalinismo
https://youtu.be/7OwRE7602KM
Angela Mendes de Almeida: professora aposentada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), doutora em sociologia, criadora do site Observatório das Violências Policiais e dos Direitos Humanos (http://www.ovp-sp.org/).
Valério Arcary: Professor titular aposentado do IFSP. Doutor em História pela USP. Militante trotskista desde a Revolução dos Cravos e dirigente da corrente Resistência (PSOL).
Eduardo Almeida: médico socorrista e dirigente do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU).
Erson Oliveira: professor aposentado da PUC-SP e integrante do Partido Operário Revolucionário (POR).
Apresentação por Antonio Rago: professor de história contemporânea da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), onde fez também seu doutorado em história.
Mediação de Paula Vaz de Almeida: tradutora, doutora em literatura e cultura russas pela Universidade de São Paulo (USP) e editora nas Edições ISKRA.
MESA 2 – O trotskismo sobre o fascismo e a questão negra
https://youtu.be/Xkko0ge9ak0
Osvaldo Coggiola: professor titular de História Contemporânea da USP, doutor em História comparada das sociedades contemporâneas, foi vice-presidente do Andes e da Adusp.
Ricardo Castro: professor adjunto de História Contemporânea no Instituto de História (IH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Adão Oliveira: militante de movimentos sociais de longa data, é um dos fundadores do Movimento Negro Unificado (MNU).
Letícia Parks: comunicadora, editora do Esquerda Diário, uma das fundadoras do Quilombo Vermelho e militante do Movimento Revolucionário de Trabalhadores (MRT).
Sándor John: professor na City University of New York, autor de El trotskismo boliviano: Revolución permanente en el altiplano. Participará através de um vídeo pré-gravado.
Mediação de João Neto (Juca): militante estudantil e trotskista desde meados da década 70, advogado trabalhista e sindical.
MESA 3 – História do movimento trotskista
https://youtu.be/HZsGu8wKSFE
Frank García Hernández: historiador e sociólogo, membro do Comitê Editorial do blog Comunistas, coordenador do 1er Encuentro Académico Internacional León Trotski (Cuba, maio de 2019). Participará através de um vídeo pré-gravado.
Murilo Leal: professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), integrando o Eixo “Compreensão da Realidade Brasileira e as Relações Internacionais”, doutorado em História pela Universidade São Paulo.
Candido Alvarez: cientista político, dirigente da Liga Bolchevique Internacionalista (LBI).
Dainis Karepovs: historiador, escritor e doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo.
Gilson Dantas: médico, doutor em sociologia com pós-doutorado em política social pela Universidade de Brasília (UnB).
Mediação de Marcio Lauria Monteiro: pesquisador de doutorado no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF), professor na rede municipal de Niterói.